PROFESSOR SUBSTITUTO - FORTALEZA - LÍNGUA PORTUGUESA - DIGITAL
Apostila elaborada por professores de cursinhos preparatórios especializados nas respectivas áreas. Obra em volume único com 350 páginas e mais de 500 exercícios gabaritados e organizados por assunto.
Editora DINCE. Compromisso e responsabilidade para com o candidato.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
LÍNGUA PORTUGUESA (TODAS AS ÁREAS, EXCETO LÍNGUA PORTUGUESA), prof. Augusto Sá ? 118p
1. Conhecimento gramatical de acordo com o padrão culto da língua
2. Ortografia oficial
3. Acentuação gráfica
4. Flexão nominal e verbal
5. Emprego das classes de palavras
6. Pronome: emprego, formas de tratamento e colocação
7. Verbos: conjugação e vozes, regulares, irregulares e impessoais
8. Concordância verbal
9. Crase
10. Pontuação
11. Sintaxe da oração e do período
12. Regência nominal e verbal
13. Semântica
14. Interpretação de texto
DIDÁTICA (TODAS AS ÁREAS), prof. Alex Costa ? 100p
1. Diferentes concepções de Educação e Didática
1.1. As diferentes concepções de Educação
1.2. A importância da educação como processo de mudança
1.3. Origem e concepção de Didática
1.4. A Didática e a formação do profissional da educação
2. Contexto da Instituição Escolar
2.1. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino
2.2. Conceituação de ensino-aprendizagem
2.3. A formação do professor na sociedade
2.4. Profissão docente: compromisso e ética
2.5. O aluno: sua dimensão cognitiva, socioeconômica, afetiva e cultural
2.6. O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
3. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de ?interações?)
3.1. Diferentes concepções sobre Ensinar e Aprender
3.2. Trabalhando com Projetos
3.3. O professor e a utilização das novas tecnologias educativas
3.4. Gestão do espaço e do tempo na escola
3.5. Relações professor/ aluno na sala de aula (inclusive aspectos étnico?raciais)
3.6. Organização Curricular da Escola
3.7. O planejamento como instrumento de ação educativa
3.8. Um plano de aula e seus componentes
3.9. A utilização de jogos como ferramenta de trabalho pedagógico
3.10. Construção da Autonomia do aluno
3.11. A avaliação como processo de construção do conhecimento
LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
Prof. Alex Costa
CONTEUDO PROGRAMÁTICO:
1. Ensino de Língua Portuguesa: parâmetros curriculares 1
2. Gêneros e tipos textuais no ensino de Língua Portuguesa: leitura e produção textual 18
3. Leitura e compreensão de textos: estratégias de ensino 16
4. Variação linguística e ensino de língua materna ...... 30
5. Ensino do sistema fonológico e de sua relação com o sistema ortográfico 36
6. Articulação morfossintática: correlação entre teoria e prática de ensino 37
7. A sintaxe no texto: subordinação e coordenação ...... 38
8. Significação e contexto: propostas de ensino ........... 39
9. Ensino de estratégias de textualização: a construção do sentido do texto 41
10. Tradição gramatical, tipos de gramática e ensino de gramática. 35
|